2007 // CRIAÇÃO DA TATOS BOTÃO, LDA
A Tatos Botão foi criada em 2007, como uma empresa de serviços de assistência a singulares no desenvolvimento de um modelo de negócio baseado no sistema Marketing Multinível, para ajudar as pessoas a ganhar dinheiro extra com um negócio em caseiro. Para dar suporte a este serviço, tinha uma área de formação em finanças pessoais.
2008 // INÍCIO DE ACTIVIDADES
No ano de 2008 a Tatos entra em actividade efectiva, ministrando programas de formação em finanças pessoais e dando assistência a singulares no sistema marketing multinível.
Entendemos na altura que devíamos criar um negócio para gerar fluxo de caixa, que permitisse investir em activos de rendimento passivo para geração de riqueza, e que pudesse ser replicado para outras pessoas. Com o marketing multinível, tínhamos a possibilidade de conseguir isso, pelo poder educativo que tem, e capacidade de poder servir a muita gente.
2010 // INTRODUÇÃO DO NEGÓCIO IMOBILIÁRIO
Como o sistema não respondeu com velocidade razoável, introduzimos o negócio imobiliário. Querendo diferenciar com a concorrência, introduzimos o serviço de gestão de propriedades. Todas as empresas da área existentes estavam envolvidas na mediação de propriedade. O seu negócio era baseado em uma comissão sobre o valor do negócio no momento da transacção. Com nosso sistema de gestão, pretendíamos ajudar os proprietários de imóveis para alugar e gerenciar suas casas e então ganhar taxas mensais em vez de uma comissão de intermediação por transacção. Depois de algum tempo, como as pessoas não estavam mais familiarizadas com a gestão de propriedades, nós introduzimos o sub-arrendamento de propriedades, que consistia na tomada de casas antigas em contratos de arrendamento de longo prazo fixo, e investir para reabilitá-los e sub-arrendar a pessoas de média-alta renda. Com este sistema, aumentamos o fluxo de caixa, mas tivemos que investir algum capital, o que a empresa mitigou o facto usando o capital do banco.
Nós desenvolvemos este modelo a partir do conceito “profit from problems”, que permitiu definir o segmento de investimento em imóveis. Para que ele fosse efectivo, deveríamos introduzir velocidade no processo, dai a razão do recurso a banca. Isso permitiu curtos ciclos de rotação de capital investido, de um investimento próprio relativamente menor, e com altos níveis de fluxo da caixa, que seria investido à posterior em imóveis próprios. Mais importante ainda, é que este modelo permitiu-nos criar o Pacotes de investimento no sub-arrendamento de imóveis.
2011 // PROJECTO FERROVIÁRIO
Com o lançamento do projecto de carvão mineral, ligando Moatize (Tete) ao porto da Beira, houve uma oferta muito grande de obras de construção de caminhos de ferro, para a construção do novo terminal de carvão para o transporte de carvão. Vale é uma empresa de mineração do Brasil, licenciada para explorar e exportar carvão de Moatize, também investiu para construção do terminal de carvão, sobre o regime BOT (construir, operar e transferir), contratou a Odebrecht, empreiteiro brasileiro, para executar e gerenciar a construção do novo terminal. Odebrecht precisava contractar subempreiteiros para diferentes obras no projecto, então começou a entrar em contacto com o mercado local para referências. Como o fundador da empresa, é engenheiro civil, e teve contacto prévio com oficiais da Odebrecht aquando do estabelecimento da empresa na Beira, eles contactaram-no também para o efeito. Ele viu a oportunidade e disse a eles que tinha o know-how, tinha uma empresa registada, então podia fazer os trabalhos em oferta. Como a licença da nossa companhia era apenas de serviços, tivemos uma oferta de um pequeno trabalho de gestão de montagem de aparelhos de mudanças de via. Após dois meses, temos nossa permissão do governo para fazer obras de construção, e uma licença para obras até USD 400.000 (quatrocentos mil dólares americanos) foi atribuído à nossa empresa. Então, apresentada a proposta a Odebrecht, nós recebemos uma adenda para o contrato, incluindo o trabalho de construção de uma quantidade considerável. Com o sucesso da nossa equipe, um segundo contrato foi adjudicado, e uma subcontratada da África do Sul, com um volume considerável de obras, pediu a nossa empresa para tomar conta de algumas das suas obras, e foi assinado um acordo com eles.
Rapidamente o negócio de construção de caminhos de ferro foi responsável por mais de 90% do faturamento da empresa. Envolvidos neste ambiente ficamos sabendo sobre outras obras potenciais, como a construção de novo porto e outras obras em Tete e Nacala, norte do país. Com este potencial de negócios no ar, nós decidimos investir e aumentar o nosso capital próprio para 1,500,000 MT (um milhão e quinhentos mil meticais), para chegarmos à nova licença para executar obras até 2.500.000 USD (dois milhões e quinhentos mil dólares americanos), o que prontamente foi autorizado pela autoridade de governo.
Neste contexto, a empresa mudou o modelo de negócio, tendo a construção e manutenção de vias férreas se tornado o “core business” para geração de fluxo de caixa, e a imobiliária torna-se a área de investimento para a acumulação de riqueza e exploração à longo prazo para a geração do fluxo de caixa residual passivo.
2012 // PREMIAÇÃO INTERNACIONAL
No esforço da empresa para o redimensionamento e crescimento na nova indústria, a Tatos é surpreendida com uma nomeação internacional, que reconhecia os seus esforços na implentação da cultura da qualidade, uma prática que a empresa adoptou para melhor responder as multinacionais a quem servia. Essa premiação levaria a equipa de gestão da Tatos a deslocar-se para Frankfurt, Alemanha, para receber o galardão designado “Quality Crown”.
Essa nomeação foi algo inesperado, principalmente vindo de uma organização internacional, e representou um importante factor de orgulho e motivação para toda equipa, pelo reconhecimento internacional do seu trabalho exercitado aqui em Moçambique, e um acrescer de responsabilidades para a direcção da empresa, colaboradores, e a marca da empresa, para fazer cada vez melhor para os seus clientes, colaboradores, sócios e a comunidade envolvente, e servir de exemplo dentro de sua comunidade de negócios e na sociedade no geral.
Depois desse reconhecimento, e com o trabalho contínuo da empresa, vieram outros reconhecimentos internacionais, em Londres 2014, Mônaco, Brasil e França em 2016.
2015 // MELHOR PME EM MOÇAMBIQUE
No ano de 2015 veio uma das maiores realizações da equipa da Tatos, ao ganhar o prémio “100 Melhores PMEs”, que representava um reconhecimento nacional, o que faz toda a diferença.
Essa distinção teve um impacto muito grande na empresa e na sua imagem, permitiu uma ampla visibilidade que trouxe ganhos comerciais consideráveis.
Acordos comerciais e de parcerias foram conseguidos, incluindo algumas internacionais, e a empresa se tornou apetecível para quadros jovens, que começaram a olhar para a Tatos como uma empresa onde pudessem desenvolver suas carreiras.
2016 // REPOSICIONAMENTO ESTRATÉGICO
Com o abrandamento de investimentos em novas infra estruturas ferroviárias, a conjuntura econômica do país, que leva a mudanças estruturais na economia, a Tatos começou a olhar para o surgimento de outras indústrias potenciais, como é o caso de Óleo & Gás, e a empresa decidiu transferir a tecnologia de ultrasom que usava na ferrovia para aplica-la na indústria de Óleo & Gás, na testagem não destrutiva de materiais como oleodutos, gasedutos e tanques.
A Tatos Botão refez o seu plano de negócios, e posiciona-se hoje como uma empresa com oferta integrada para manutenção de infraestruturas, em especial a ferroviária, e pode ser uma fornecedora de mão-de-obra para serviços especializados na área de instalações de tubagem e tanques de combustível, soldaduras especiais, soldadura aluminotérmica, entre outras, actuando nos mercados das províncias de Sofala, Tete, Nampula e Niassa, com perspectivas de expansão para Cabo Delgado, outras partes do País, e para países vizinhos como Malawi e Zâmbia.