Nacala Porto
Rebaixamento da cota da linha nos viadutos e outras intervenções ligeiras nas linhas de material motor em Nampula e Nacala, o CDN identificou o seguinte conjunto de obras a realizar na Linha de Nacala, com carácter de emergência, a fim de acomodar as novas locomotivas que farão o transporte de carvão entre a mina de Moatize e o porto de Nacala-à-Velha:
1. Reparação e rebaixamento da linha Km 0/192 kms 3, 13, 65, 70
2. Melhoramentos de linhas de material motor Nampula e Nacala
Os trabalhos de reparação e rebaixamento da linha nos kms 3, 13, 65 e 70, foram efectuados com interdição de via de 8 horas diurnas, das 8h às 16h. Fora deste período era permitida a passagem das circulações de mercadorias e de passageiros.
As obras de melhoramentos das linhas de material motor foram maioritariamente realizadas sem interrupção das circulações, por se localizarem fora da linha principal. Apenas a colocação e reparação dos aparelhos de mudança de via para ligação dos desvios à linha principal, foram efectuadas com interdição de via.
Ao longo da linha principal os trabalhos implicaram intervenção na superestrutura de via, que inclui a camada de balastro e o armamento de via, ou seja, o conjunto constituído por travessas, fixações e carris, e também na plataforma de via que foi regularizada e preparada para os comboios que ali acedem, com recurso a equipamento pesado.
O melhoramento das linhas de linhas de material motor inclui intervenção na superestrutura de via para os comboios que ali acedem em velocidade de manobra.
A linha ferroviária foi executada em carris de 40 kg/m, com travessas de betão. Reposição geral do balastro foi efectuada através de fornecimento de novo balastro, para garantir a espessura necessária debaixo da travessa, para a boa estabilização da via.
Todas as questões de saúde e segurança foram cuidadas no local da obra, de acordo com requisitos de CDN.
Desafio:
O trabalho devia ser executado sem interromper as circulações, portanto tinha que se trabalhar até horas tardias. A Linha devia ser cortada em tramos de 12 metros, removidos para a berma da via; as máquinas de terraplanagem entravam para escavar a plataforma, compactar, e voltar a ligar a linha. Finalmente, esperar que o comboio passe e certificarem-se que tudo estava nos conformes. Para assegurar os tempos e a precisão dos trabalhos a equipa esteve sob elevada pressão.