Odebrecht internacional
A construção da nova Terminal de Carvão da Beira implicou a requalificação do funcionamento do cais 8 do Porto da Beira, incluindo interrupção de linhas férreas existentes e construção de linhas férreas novas, incluindo mudanças de vias, mas tudo em betão armado.
Este trabalho foi confiado a Tatos Botão pela Odebrecht, incluindo a construção das linhas do Staker e Hoppers, para carga e descarga de carvão na terminal.
Também fez parte deste trabalho a montagem da linha curva do Telestaker, o braço de carga de carvão para os navios.
Desafio:
Dadas as condições existentes, tínhamos que executar estas linhas sobre a laje do cais e a solução adoptada foi a de assentar a linha em placas metálicas suspensas em chumbadores fixados no betão com ajuda de bucha química, incluindo as AMVs. Foi uma experiência nova.
O trabalho exigiu o levantamento topográfico, a implantação de curvas, fixação da linha betonada e aparelhos de mudanças de via. A fixação da linha em curva, foi um grande desafio, pois o aço do carril e contra carril não mantinham facilmente a equidistância necessária, o que foi possível com recurso a macacos hidráulicos e tacos de madeira, que tiveram que ser betonados junto.
A montagem da linha do Telestaker, devido a sua curvatura apertada, exigiu que os carris fossem encurvados fora da linha com ajuda do Jim Crown e depois içados e colocados na base de betão. Este trabalho envolveu um grau especial de dificuldade, começando pelo controlo do raio de curvatura no processo de dobramento do carril.