Vale e Rio Tinto
No ano de 2011-2012 foi instalada no largo do Porto da Beira, o novo Terminal de Carvão, resultado de esforço conjunto da Vale Moçambique e Rio Tinto, para resolver a dificuldade de logística de carvão, que em adição à Linha de Sena, era necessário um ponto de saída para o mar, com condições de operação que pudessem responder à procura das duas mineradoras.
Para manusear o carvão foi instalado um Staker sob linhas de 57 kg/m. Estas linhas foram montadas com juntas aparafusadas, o que começou a dar problemas durante a operação, pois criava saltos do Staker ao passar as juntas e tal punha em risco a estabilidade do equipamento.
A Tatos Botão foi convidada para eliminar todas as juntas aparafusadas e transformá-las em juntas soldadas a partir do método de soldadura alumino térmica.
Desafio:
A Tatos Botão teve de corrigir o sistema, o que consistiu na substituição de todas as palmilhas de borracha, corte dos carris em todas as juntas (meio metro de cada lado), corrimento dos carris e solda das juntas por meio do método alumino térmico, sem no entanto interromper a operação da Staker.
Fazer este trabalho em plena operação da Staker constituiu o principal desafio deste trabalho, sem desprezar o facto de operar elementos inflamatórios num pátio repleto de carvão mineral.